segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pra que???

"Os nossos dessejos são como crianças pequenas:
quanto mais lhe cedemos, mais exigentes se tornam."
(Provérbio Chinês)



"Os homens são como ondas: quando uma geração floresce, a outra declina." (Homero)




Um negócio que me deixa deprimida é ver ou perceber que a juventude está se afogando cada vez mais nas drogas. Isso é o equivalente a uma catástrofe, um tsunami que matasse toda a população jovem do país. Porque é o que, na prática, acontece.
Bem, cada um tem seu calo, e só a própria pessoa vai saber o quanto dói caminhar com os sapatos apertados, mas não posso deixar de registrar que é, sim, em todos os casos, uma fraqueza. E como eu me sinto, lá no íntimo, de algum modo um pouco responsável pela decadência da juventude, tenho que me pronunciar aqui.

"Antes de desejarmos fortemente
uma coisa, devemos examinar
primeiro qual a felicidade daquele
que a possui." (La Rochefoucald)
Um homem no campo de batalha conquista um exército de mil homens... Um outro conquista a si mesmo, e este é o maior. (Buda)

Considero mais valente quem vence os seus desejos do que quem vence seus inimigos, pois a mais árdua vitória é sobre o ego. (Aristóteles)

Quem vence um leão é um valente; 
quem domina o mundo é um homem de valor;  mas, mais valente e corajoso do que todos eles, é aquele que realmente sabe dominar-se a si mesmo. (
Johan G. von Herder)



Antes de mais nada, devo ser sincera comigo e com vocês ao fazer uma referência à ÚNICA coisa que as drogas trouxeram de bom pro mundo, que foi a revolução na música. Sgt. Pepper's, Jimmy Hendrix, Yes e muitos outros dos anos 70. Obviamente não se comparam em nada com Bach, Mozart, mas cuja beleza está justamente em ter quebrado com esses parâmetros musicais e dado um salto para um outro nível de sonoridade, que ainda é muito melhor do que essas porcarias de hoje. Isso só foi possível graças ao LSD, devo admitir. Mas o preço que esses gênios da música pagaram por nos trazer isso foi caro. Pergunte a Janis Joplin. A Hendrix. A "Cold turkey" Lennon... As drogas continuam a ser usadas hoje no mundo das artes, mas, cadê as grandes obras? Cadê os gênios? Além do que, nossa geração não toma drogas pra fazer música, e sim pra ficar trancada dentro do quarto ou pulando ao som de um subproduto musical que só faz sentido quando se está doidão. Qual a contribuição das drogas pra sociedade? Pro mundo? O que suscita a pergunta: Foram elas que criaram um Hendrix? Um Jim Morrison? A resposta, vocês sabem, é não. Talvez eles não fossem tão excêntricos, mas o gênio e o estilo estaria lá. Agora, outra pergunta, desta vez retórica: Foram as drogas que mataram Hendrix e Jim?  E a diva Amy Winehouse, podemos negar sua inteligência musical??? Escolheu o caminho inevitável? Faz parte dessa rotina do mundo do rock??? Não tenho como concordar, afinal gosto e escuto suas músicas mesmo sabendo que ela procurava uma morte anunciada a anos!!! Se pudesse escolher um final sem dúvida seria a recuperação, mas quando essa escolha depende de cada um CONFESSO que não consegui ficar triste, afinal uma só pessoa não pode fazer toda essa referência a um submundo... sem volta...
Aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos,
em vez de tentar satisfazê-los. (J. S. Mill)

O bem que fizemos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã. (Provérbio hindu)
 
Só há duas tragédias na vida: uma é não se conseguir o que se quer,
a outra é consegui-lo. (Oscar Wilde)
As drogas trouxeram para Amy uma felicidade intensa e passageira, à custa da sua saúde, obrigou-a a consumir mais e mais pra manter artificialmente aquele efeito. Até que morreu e se lascou todinha. Com o conhecimento que ela tinha, COMO pôde fazer isso consigo mesma? COMO?  

Fica aqui o meu protesto!!!

Ju Caffé
Irritada e Triste

Nenhum comentário:

Postar um comentário